História da Educação. Fundamentos Teóricos e Metodologias de Pesquisa: Balanço da Investigação Portuguesa, 2005-2014 (2015) Alves, L. A. M., & Pintassilgo, J. (Coords.)

Porto: CITCEM; HISTEDUP; Instituto de Educação

Este livro é resultado dos estudos que apoiaram as comunicações do evento Fundamentos teóricos e metodologias de pesquisa: Balanço da investigação portuguesa. IV Encontro de História da Educação (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. julho de 2015), com organização da Associação de História da Educação de Portugal – HISTEDUP.

Tanto os oito estudos que compõem o corpus deste balanço, como os dois artigos anexos que os complementam, pela clareza dos textos e disponibilização de informação, podem captar a atenção quer de académicos de diversos níveis, quer do leigo que se interessar por conhecer mais sobre a História da Educação. Para tanto contribuiu a definição de uma norma protocolar norteadora para os diversos temas-problemas identificados em cada um dos artigos, matriz organizadora que cada autor/a usou de acordo com o seu senso crítico e estilo individualizado de pesquisa e de escrita.

Os ensaios, que realizam uma avaliação detalhada de diversos parâmetros devidamente explicitados, contribuem para lançar pistas para novas investigações, e sublinhar faltas e falhas da produção portuguesa.

Reference

Alves, L. A. M., & Pintassilgo, J. (Coords.). (2015). História da Educação. Fundamentos Teóricos e Metodologias de Pesquisa: Balanço da Investigação Portuguesa (2005-2014). Porto: CITCEM; HISTEDUP; Instituto de Educação. ISBN: 978-989-8351-32-6